Gemelo

Piso elevado Data Center: vantagens do piso em alumínio

É comum optar por pisos cimentícios quando é preciso abrir passagem para cabos elétricos, de dados e de energia, mas temos alguns bons motivos para você repensar isso.

No material exclusivo desta semana, saiba como as estruturas em alumínio da Gemelo podem:

– Agilizar em até 50% a montagem e desmontagem em eventuais mudanças de layout

– Solucionar irregularidades nos contrapisos do seu Data Center com facilidade

Sem tempo para ler?

Confira um resumo deste material no vídeo exclusivo que preparamos para você!

Como você já deve saber, pisos elevados são placas modulares encaixadas sobre pedestais para deixar um vão entre o contrapiso e o piso, ou seja, é ideal para a passagem de cabos.

Mas existem diferentes tipos de materiais aplicados ao piso elevado que podem acelerar a construção do seu Data Center em 50%.

Uma das inovações em otimização de estrutura para o seu Data Center é a escolha de materiais em alumínio para a fabricação de pisos elevados.

Por isso, quando falamos de piso elevado para Data Centers, a Gemelo é uma das pioneiras a testar e validar o potencial dos pisos elevados feitos deste material leve e fácil de ser manuseado.

Talvez você se pergunte sobre o porquê de investir em pisos de alumínio. Listaremos alguns bons motivos para te ajudar a perceber as principais vantagens.

Vamos lá.

No geral, por ser um material conhecido, o alumínio pode passar a impressão de que a vantagem de investir em um piso elevado com este material seja somente econômica.

Mas não é bem assim, pois pisos em alumínio costumam ser até mais caros do que pisos cimentícios, mas como a Gemelo é fabricante, o preço acaba não fazendo diferença.

Uma das grandes vantagens, na verdade, é o fácil manuseio destas placas em alumínio.

O piso cimentício, por exemplo, tem entre 6 e 9 cm de espessura, já o piso em alumínio gira em torno de 4,5 mm de espessura.

Isso significa que o piso em alumínio pode suportar a mesma carga que um piso de cimento (ou seja, algo em torno de 1.560 kg por metro quadrado) com 20 x menos espessura. 

Para ilustrar isso na prática, podemos dizer que enquanto você consegue carregar 3 peças do piso cimentício, a gente consegue carregar cerca de 50 a 60 peças de uma só vez.Uma das grandes vantagens, na verdade, é o fácil manuseio destas placas em alumínio.

O piso cimentício, por exemplo, tem entre 6 e 9 cm de espessura, já o piso em alumínio gira em torno de 4,5 mm de espessura.

Isso significa que o piso em alumínio pode suportar a mesma carga que um piso de cimento (ou seja, algo em torno de 1.560 kg por metro quadrado) com 20 x menos espessura. 

Para ilustrar isso na prática, podemos dizer que enquanto você consegue carregar 3 peças do piso cimentício, a gente consegue carregar cerca de 50 a 60 peças de uma só vez.

Imagina o seguinte:

Uma hora você precisa tirar um corredor inteiro de peças do seu Data Center.

Se o piso for cimentício, muito provavelmente você vai precisar retirar as placas e colocá-las do lado de fora do seu Ambiente de Missão Crítica.

Quando a placa é de alumínio, você pode simplesmente levantar as placas, fazer as manutenções necessárias e voltar a colocá-las no lugar sem a necessidade de transporte.

Pouca gente sabe, mas o piso cimentício tem uma cobertura antibactericida que dura no máximo 5 anos.

Como não conhecemos nenhuma bactéria que consiga sobreviver no alumínio, com este material você tem uma vida útil anti-bactérias eterna.

Uma outra vantagem interessante para listarmos aqui é o fato de que o piso em alumínio não é corrugado, ou seja, não contrai “rugas”. 

Por isso, ele atende as normas brasileiras de pisos anti-derrapantes, coisa que em placas cimentícias não é possível preservar.

E, finalmente, o alumínio é um dos materiais mais recicláveis do mundo.

Isso significa que, se por qualquer motivo você precisar desmontar o seu Data Center, caso você tenha optado por pisos cimentícios, terá de se preocupar com o descarte correto.

Enquanto isso, o alumínio é 100% reciclável e de fácil reutilização.

Dito isso e custando o mesmo valor, não faz sentido não apostar em um piso elevado em alumínio.

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

Quaisquer projetos que demandem aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

– Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks)

– Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks)

– Mini Data Center de 1 a 3 racks

– Data Center específico para Mineradores de dados

– Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda

– Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço)

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Threads
Open chat
Gemelo Data Centers
Olá, podemos te ajudar? Nos mande uma mensagem