O termo “Internet das Coisas” está cada vez mais difundido, mas o que realmente ele significa? Esse é o assunto do nosso artigo de hoje!
O IoT (Internet of Things) se tornou uma das principais tecnologias do séc XXI, trata-se de uma enorme rede de dispositivos conectados, mas aqui não falamos dos habituais: smartphones, computadores e etc… O foco da IoT são os outros equipamentos usados no dia a dia de uma pessoa, empresa ou até mesmo cidades.
O objetivo é que cada vez mais a barreira entre o mundo físico e o digital fique praticamente invisível, com ambos estando intimamente interligados através da conexão dos objetos e máquinas. O termo surgiu em 1999 com Kevin Ashton do MIT.
A Internet das Coisas busca facilitar a vida dos seus usuários e clientes, simplificando a rotina e até mesmo automatizando algumas tarefas.
No ambiente industrial ela se refere a tudo que está ligado à instrumentação de sensores e dispositivos que envolvem tecnologias de nuvem. Para as empresas isso traz a chance de se tornarem mais competitivas dentro do mercado. A IoT torna as ferramentas, máquinas e processos mais inteligentes e rápidos através da conexão. Ou seja, a automação dos processos industriais é melhorada.